Bota sofrimento nisso


A bexiga parece apertar. Ou será mania minha de ir ao banheiro toda hora? Minha esposa Nilcea diz que é psicológico. Meu colega de serviço, Luiz, pergunta se estou nervoso. É que mais cedo estava pensando em me matar. Cheguei a comentar com meus pais. Iria me jogar em frente a um ônibus ou um caminhão. Estava transtornado com os problemas financeiros. E descrente das pessoas, pelas quais perdi a fé.

Luiz diz que “tá ruim prá todo mundo”. Realmente, é verdade. Tem gente numa situação muito pior que posa de rico. Tanta coisa para fazer e cadê o dinheiro? Maldito dinheiro. Ou bendito. Mas a falta de dinheiro nos deixa mais humildes. Como deve ser um botafoguense. Comedido. Desconfiado. Calejado.

Hoje fiquei com pena do Marcos Vinicius, um garoto de 9 anos, botafoguense incentivado pelo pai botafoguense e por mim, que lhe dei um escudinho do Botafogo de colocar na geladeira. Ele falou que a lembrança dá sorte. Mas porque será temos perdido os últimos jogos? Perder também seria sorte?

Marcos Vinicius deu um palpite de 2 a 0 para o Botafogo no jogo desta quarta-feira diante do Nacional, do Uruguai, fora de casa pela Libertadores. Eu disse que fiquei com pena foi da ingenuidade dele. Mal sabe ele que Botafogo é sinônimo de sofrimento. Ah, sim, e algumas alegrias de vez em quando.

Mal sabe o menino na sua inocência que com o Botafogo tudo é mais difícil. Ah, quem dera que o Botafogo desse esse presente ao Marcos Vinicius e fizesse essa pobre criança botafoguense acertar o placar da partida. Ele que fez aniversário há pouco tempo.

Seria também um presente para minha filha Luiza, de 8 anos, que está preocupada pelo fato do Botafogo ter perdido os últimos jogos que ela assistiu na casa dos meus pais. Ela, já supersticiosa, como todo botafoguense, está achando que a falta de sorte é culpa dela.

Mas Luiza tem uma boa teoria para a falta de vitórias e de gols do Botafogo. Minha filha disse que o Botafogo tem de jogar de camisas listradas. Contra o Atlético, perdeu todo de branco; e contra o Corinthians, perdeu de camisas negras.

Por mais que Luiza não saiba exatamente o que é superstição – ela me pergunta, ela já é supersticiosa. Ah, Botafogo, por que você faz isso com a gente? Pobres crianças, já desde novas sofrendo.

Vai Botafogo! Vai ser Campeão! Nos dê alegrias! Faça derramar uma lágrima de felicidade em nossos olhos cansados de tanta desilusão. Não vá nos enganar novamente. Seja aquele Botafogo que a gente gosta! Nós merecemos.

Wesley Machado

Comentários

Postagens mais visitadas